fbpx

Como evitar que o sal empedre no cocho

Em tempos de sufoco como a seca, nada melhor do que promover a melhor produtividade e manter a expectativa de ganho de peso. Para obter esse resultado, a Boi Saúde aconselha manter a atenção em todas as partes da nutrição, inclusive a qualidade do sal no cocho. Por isso, nesta dica, vamos te ensinar como evitar que o sal empedre no cocho. Assim, amigo produtor, sua propriedade fica longe dos prejuízos e potencializa o consumo pelo gado.

Quando o produtor se depara com o sal empedrado no cocho, sabe que terá problemas na aceitação pelo gado. E como o manejo toma boa parte do seu dia, ficar triturando essa pedra, não é a melhor forma solução, não é mesmo?

Por que o sal empedra no cocho? 

Alguns motivos podem levar o sal empedrar no cocho. Alguns deles são:

  • Umidade. Em épocas ou regiões de muita chuva, o problema pode acontecer com maior frequência;
  • Manejo incorreto. Quando o sal fica exposto muito tempo no cocho. Nesse caso, o produtor pode estar colocando uma quantidade maior que a indicada para o consumo.

Como evitar que o sal empedre no cocho

A solução está em uma farinha muito conhecida por nós, pecuaristas, o fubá. Isso mesmo, amigo produtor. Quando for inserir o sal no cocho, faça uma mistura com o fubá. A função é retirar o excesso de umidade que faz com que o sal vire pedra. Outra vantagem do fubá é o sabor agradável que faz com que o consumo seja mais efetivo e evita a rejeição.

Sempre que for trocar a nutrição do gado, seja sal, seja a ração, insira um pouco de fubá. É uma dica econômica que trará muitos benefícios na nutrição dos seus bovinos.

Fonte: Boi Saúde