fbpx

Em busca do Apóstolo Paulo

Anos atrás, entrevistando o teatrólogo paraense Edyr Augusto Proença, queixei-me que a cultura havia sido exilada dos jornais. Ele olhou-me interrogativamente, e eu expliquei:

– Nós leitores do dia a dia, por uma questão de tempo, lemos o noticiário geral dos jornais, ou seja, o caderno principal e alguns, com interesses mais específicos, acessam os cadernos de esporte, polícia, rural, cultura etc.

No domingo, com mais tempo, lemos todo o jornal mais detidamente e verificamos que perdemos, durante a semana, um show, uma peça teatral ou um evento cultural em razão do assunto não ter sido noticiado no bojo do caderno principal.

Assim, concluí, na minha opinião, a cultura foi banida do noticiário geral, ganhando em troca, apenas, uma roupagem melhor e mais sofisticada, em prejuízo ao leitor ocupado, ficando cada vez mais distante do cidadão comum.

Nós que vivemos, comemos e respiramos a área rural, sofremos o mesmo problema. Acessamos diariamente o caderno rural ou de agronegócio, enquanto a maioria da população passa distante deles.

Estamos cada vez mais bem informados, sites nos deixam atualizados e tomamos conhecimento de tudo que nos diz respeito no Brasil e no mundo. Todavia, nos afastamos, cada vez, mais da opinião pública.

Somos hoje, como eram os Cristãos na fase inicial do cristianismo, quando as palavras de Jesus eram divulgadas somente para o povo Judeu, porque as notícias do campo são divulgadas apenas para nós mesmos.

Um belo dia o Apóstolo Paulo, ex-Saulo, resolveu pregar para os gentios. A consequência vemos hoje: o Cristianismo é conhecido até por pessoas do mundo que não é cristão.

Essa é a razão do título deste artigo – Em busca do Apóstolo Paulo. Nós, ruralistas, precisamos não de um, mas sim de vários, Apóstolos Paulo, que possam levar ao grande público o nosso trabalho, nossos anseios e nossas necessidades para que todos nos conheçam melhor e nos respeitem mais.

Qualquer um de vocês que está lendo este artigo – psiu…hei…estou falando com você leitor – pode vir a ser um Apóstolo Paulo da produção rural, levando as notícias, artigos e informações, veiculadas em sites como este, para os colunistas de economia e editores dos grandes veículos de comunicação para que tenhamos espaço no noticiário geral.

Fonte: Por - Gil Reis - Consultor em Agronegócios