fbpx

Genes selvagens melhoraram sabor da melancia

“Como os humanos domesticaram melancia nos últimos 4.000 anos”

Uma equipe internacional de pesquisadores examinou minuciosamente os genomas de sete espécies de melancia selvagem, criando um recurso que poderia ajudar os melhoradores de plantas a aumentar a qualidade e a capacidade das frutas domésticas para prosperar em uma era de mudanças climáticas. 



Quando muitas pessoas pensam em melancia, provavelmente pensam em  Citrullus lanatus , a melancia cultivada com frutas vermelhas doces e suculentas, apreciadas mundialmente como sobremesa. De fato, a melancia é uma das frutas mais populares do mundo, perdendo apenas para o tomate. Mas existem seis outras espécies selvagens de melancia, todas com frutos claros, duros e amargos. 

Os pesquisadores agora analisaram os genomas das sete espécies, criando um recurso que poderia ajudar os criadores de plantas a encontrar genes de melancia selvagem que fornecem resistência a pragas, doenças, secas e outras dificuldades, além de melhorar ainda mais a qualidade das frutas. A introdução desses genes na melancia cultivada pode produzir melancias doces de alta qualidade que podem crescer em climas mais diversos, o que será especialmente importante porque as mudanças climáticas desafiam cada vez mais os agricultores. 

“Como os humanos domesticaram melancia nos últimos 4.000 anos, eles selecionaram frutas vermelhas, doces e menos amargas”, disse Zhangjun Fei, membro do corpo docente do Instituto Boyce Thompson (BTI) e colíder do esforço internacional. “Infelizmente, à medida que as pessoas tornavam as melancias mais doces e mais vermelhas, as frutas perdiam algumas habilidades para resistir a doenças e outros tipos de estresse”, disse Fei, que também é professor adjunto da Escola de Ciências Integrativas de Plantas de Universidade de Cornell. 


SEGURO AGRÍCOLA
Com a necessidade do produtor rural ter um seguro de lavoura sem burocracia, de fácil contratação e que protegesse seus altos investimentos contra intempéries climáticas, a SEGURAGRO inovou os serviços de atendimento e assessoria na contratação de seguro agrícola de lavouras para culturas de soja, milho, trigo, feijão, café, cana-de-açúcar e outras culturas.

SAIBA MAIS SOBRE SEGUROS AGRÍCOLAS

Fonte: Agrolink