fbpx

Guia de Deficiências Nutricionais

O GUIA COMPLETO ENCONTRA-SE NO FINAL DA MATÉRIA

As deficiências nutricionais em plantas influenciam diretamente processo de desenvolvimento do vegetal. A falta ou insuficiência de nutrientes debilita e atrasa as plantas e estas passam a apresentar sintomas de deficiência nutricional.



Uma planta não consegue o desenvolvimento pleno se não conseguir os nutrientes necessários para o seu crescimento. A baixa fertilidade do solo e o manejo inadequado dos nutrientes das plantas agravaram ainda mais o problema. Grandes aumentos de produtividade não podem ser alcançados sem garantir que as plantas sejam fornecidas com nutrição adequada e equilibrada.

As plantas exigem uma série de elementos para o seu crescimento normal e desenvolvimento. Quase 90 elementos são absorvidos por plantas, mas nem todos são essenciais, os quais são divididos em macronutrientes e micronutrientes.

Neste sentido, a Bióloga Clair Aparecida Viecelli, Doutora em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, publicou um Guia de Deficiências Nutricionais em Plantas para auxiliar no manejo e programa nutricional de plantas. O guia pode ser baixado gratuitamente no final desta matéria.

Os minerais cumprem diversas funções no metabolismo das plantas:

Nitrogênio (N) – Componente essencial de todas as proteínas, o Nitrogênio está presente nas moléculas dos tecidos, inclusive nos frutos e sementes. É indispensável para qualquer fase da planta, seja ela vegetativa ou reprodutiva.

Soja sem deficiência / Soja com deficiência de N

Fósforo (P) – Atua na formação inicial, desenvolvimento das raízes e crescimento das plantas. Além de participar como elemento constitutivo, presente em diversas moléculas, como lipídios e protídeos, também atua no processo de armazenamento, conversão e transferência de energia.

Potássio (K) – O potássio aumenta a área foliar e o teor de clorofila, retarda a senescência foliar e, portanto, contribui para maior fotossíntese do dossel e crescimento da cultura.

Cálcio (Ca) – Este elemento é responsável pelo fortalecimento de todos os órgãos das plantas, em especial raízes e folhas. Também é importante na manutenção do equilíbrio entre alcalinidade e acidez da seiva das plantas.

Milho sem deficiência / Milho com deficiência de Ca

Magnésio (Mg) – Componente essencial da clorofila, pigmento responsável pela fotossíntese e coloração verde das plantas.

Enxofre (S) – As plantas utilizam o enxofre para a formação de aminoácidos e de proteínas. É essencial para os processos de tolerância das plantas ao frio e às doenças. As leguminosas exigem o elemento para a nodulação e fixação de nitrogênio do ar.

Preencha o seu e-mail para receber o Guia Nutricional Completo:

Fonte: Assessoria de Imprensa