Mancha alvo: o que é, como identificar e como tratar?

Safra após safra a mancha alvo tem mostrado o seu potencial de dano

O que é mancha alvo?
Mancha alvo é uma doença foliar causada por um fungo chamado Corynespora cassiicola. Esta doença pode atacar diversas culturas. dentre as principais estão a soja e o algodão.

Como identificá-la?

Os primeiros sintomas são caracterizados por pequenas manchas circulares, com halo amarelado e um ponto negro no centro. O aumento das lesões em camadas circulares dá o aspecto de um “alvo”. Em cultivares suscetíveis e condições de clima favorável, a evolução da doença pode ser rápida, induzindo desfolha prematura. Normalmente a doença inicia após o fechamento da entrelina devido à formação de microclima favorável. No entanto, isso não é regra, podendo ocorrer antecipadamente, dependendo da cultivar a das condições de clima.

Quais são as perdas?
Apesar de ser um parossistema menos agressivo que a ferrugem da soja, em algumas cultivares tem causado perdas significativas quando não controlada. Além disso, a doença parece estar mais agressivas nos últimos anos, pois as perdas em cultivares suscetíveis, que eram de 5 a 8 sc/ha, nas últimas safras têm sido de 10 a 15 sacas, atingindo até 20 sc/ha no último anos.

Desafios ao manejo?

O fungo pode se hospedar em algumas culturas importantes nas regiões onde ocorre. Em soja cultivada após esse período, a severidade da mancha alvo e a dificuldade de controle têm sido maiores.

Como controlá-la?

O manejo correto dependerá do conhecimento do histórico da área, da escolha de cultivares, da rotação de culturas, do uso de fungicidas eficientes, aplicados no momento certo, rotação de mecanismos de ação e o uso de multissítios. As opções atuais de controle químico eficiente para mancha alvo estão limitadas a poucos fungicidas. Os multissítios protetores têm dado impotante contribuição no controle, mas, é preciso que os fungicidas sítio-específico continuem tendo performance para que os multissítios consigam complementar o controle.