fbpx

Mudas piratas: saiba por que elas são um perigo para as lavouras

As mudas ilegais podem atuar como uma transmissora de vírus, fungos e bactérias e prejudicar a produtividade das plantações

Mudas sem procedência podem causar muitos transtornos e prejuízos para o produtor rural. Embora existam motivos negativos para o produtor a escolher por esse tipo de produto, muitos arriscam em mudas de baixa qualidade e procedência pensando estar pagando mais barato e ignoram as consequências que a lavoura pode sofrer.

Alguns aproveitadores veem uma oportunidade de ganhar dinheiro com esse mercado informal, conforme aponta José Américo Pierre Rodrigues, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Sementes e Mudas – Abrasem.

A comercialização de mudas ilegais (piratas), é um problema no Brasil e os prejuízos que esse mercado ilegal pode causar para as lavouras brasileiras é imensurável, comprometendo inclusive, outras culturas e na quebra da safra.

RESISTÊNCIA GARANTIDA E CERTIFICADA
As mudas de bananeiras certificadas são concebidas ISENTAS DE PRAGAS E DOENÇAS como a Sigatoka Negra, por exemplo, além de possuir maior capacidade de produção de frutos e resistência a intempéries climáticas.

O processo minucioso de clonagem é realizado em fases que vão desde a escolha da matriz ao enraizamento e aclimatização das mudas que se desenvolvem em um ambiente totalmente controlado (luminosidade e temperatura) durante sete meses, antes do plantio.

MAL DO PANAMÁ
Pesquisadores de banana de vários países estão atentos e preocupados com o avanço da doença em plantações de bananas nanicas no Brasil.

A doença, que chegou ao Brasil em meados da década de 50 acabou com boa parte da produção, nunca havia aparecido na variedade nanica no país, mas há alguns meses começou a aparecer.

Fonte: FONTE: AGRO BANANA DO BRASIL