fbpx

O mercado da banana

A banana é um produto ideal para investimentos no setor agrícola, desde que produzida em condições favoráveis para comercialização.

A banana é consumida fresca pela maioria dos brasileiros, que a tem como a principal fruta de consumo. Os produtores estão descobrindo novas formas de comercializar e industrializar sua produção.

Os produtores de banana falam que uma das maiores vantagens  é o retorno rápido do investimento, comparando a outras frutas e a retorno financeiro é superior a outras culturas presente na região.

A banana oferece a produção e a comercialização o ano todo desde que seja feito a manutenção correta do plantio.

Na nossa região, os agricultores são aconselhados a plantar a variedade nanica, que tem melhor aceitação no mercado regional e do público consumidor.

No consumo da banana como alimento, além das opções in natura, também temos há possibilidade de produção de alimentos industrializados para comercialização. Assim temos a:

Banana-passa – consiste em desidratar a fruta até chegar em 20% ou 25% de hidratação. Geralmente, não há necessidade de utilização de conservantes ou aditivos. As bananas podem ser inteiras, em pedaços ou cortadas em rodelas.

Bananas chips –  são chips doces ou salgados, dependendo do que é adicionado às bananas depois de fritá-las.

Farinha de banana – feita da banana-verde, pode ser utilizada como substituta da farinha de trigo na fabricação de pães, bolos e biscoitos.

Doces e geleia de banana – as bananas que seriam descartadas pelo produtor, por elas terem se soltado da penca, ou por não apresentarem qualidade de consumo in natura.

Polpa de banana – utilizada no setor alimentício, como comida para bebês, sobremesas congeladas, balas e produtos para panificação. É o mais importante subproduto da banana, correspondendo a 55% do total de produtos industrializados da fruta.

Aguardente e licor de banana – Bebidas alcoólicas feitas a partir da fermentação da fruta.

Ovos de Páscoa – Na época da Páscoa, podem ser vendidos ovos recheados com banana-passa.

Mas, além do consumo alimentício, a banana (fruta e planta) pode ser utilizada também em artesanato, produção de papel, móveis e objetos de decoração, além de servir como substituta na produção de polímeros naturais, substituto dos polímeros derivados do petróleo.

Porém, para cultivar bananeiras precisa ter  muita atenção, pois a planta exige cuidados especiais para que não faltem nutrientes e esteja sempre em condições favoráveis, fazer a manutenção correta para evitar as pragas e as doenças.

Para se evitar as doenças comuns na banana, precisa escolher variedade e mudas resistentes, pois na orientação do FOCO RURAL não se usa agrotóxicos na produção, por isso a necessidade de utilizar a adubação correta e os produtos preventivos que a protegem das doenças.

A colheita e o transporte  devem ser feita de maneira adequada, pois o uso inadequado causa perda na produção.

A banana é consumida, principalmente, fresca no Brasil, e a  industrialização é feita como opção para evitar desperdícios. São usadas as frutas descartadas para o consumo, porém  também de forma fresca.

Conheça a importância da bananicultura para a região do Noroeste do Paraná consultando a FOCO RURAL  44 99929-0049    E-mail: atendimento@focorural.com