Transporte de trabalhadores rurais exige treinamento dos motoristas e condições adequadas dos ônibus que realizam essa atividade
Muito comum nas áreas rurais, o transporte de trabalhadores rurais exige algumas regras que devem ser seguidas, garantindo assim um transporte seguro e confortável.
Além dos riscos de acidentes nesta modalidade, o transporte irregular de trabalhadores pode causar multas e deve ser praticado de acordo com a legislação de trânsito, legislações federais, estaduais, municipais em conjunto com a Norma Regulamentadora – NR31 do Ministério do Trabalho que visa a segurança dos trabalhadores em atividades rurais.
O transporte coletivo dos trabalhadores deve ser feito em veículos projetados para este fim. É proibido o transporte de pessoas em carrocerias de caminhões, carretas, máquinas autopropelidas e nos seus implementos, a não ser nos assentos colocados pelo fabricante destinados a passageiros.
Além dessas regras básicas de segurança e conforto, o motorista deve possuir habilitação adequada e estar devidamente identificado. O veículo deve observar os seguintes requisitos:
a) Estar em perfeitas condições (pneus, lâmpadas, freios etc.);
b) Transportar todos os passageiros sentados;
c) Possuir cintos de segurança para todos os assentos;
d) Possuir compartimento resistente e fixo para guardar ferramentas e materiais separadamente dos passageiros. As ferramentas de corte devem ser guardadas e transportadas em bainha.
Em alguns estados, é permitida a adaptação de veículos em situações excepcionais. Para realizar estas adaptações, é necessário obter autorização prévia da autoridade competente de trânsito, e o veículo adaptado deve atender às condições mínimas de segurança e conforto listadas abaixo:
a) Ter escada de acesso com corrimão, posicionada em local de fácil visualização pelo motorista;
b) Possuir carroceria com cobertura de dois metros e dez centímetros de altura livre com material de boa qualidade e resistência estrutural, barras de apoio para as mãos e proteção lateral rígida, para que se evite o esmagamento e a projeção de pessoas em caso de acidente com o veículo;
c) Possuir cabina e carroceria com sistemas de ventilação, garantida a comunicação entre o motorista e os passageiros;
d) Ter assentos revestidos de espuma, com encosto e cinto de segurança;
e) Ter compartimento para materiais e ferramentas, mantido fechado e separado dos passageiros;
f) Possuir proteção lateral que tenha a resistência necessária em caso de acidente com o veículo.
Sendo assim, a GLOBO – Ônibus e Furgões é especializada na comercialização e reformas, funilaria, pintura, conversões e adaptações de ônibus, furgões, carreta para transporte de equinos e motorhome.
GLOBO ÔNIBUS E FURGÕES
(44)3524-2244 | Campo Mourão, PR | [email protected]