fbpx

Plantio do trigo avança no Paraná e condições climáticas são boas para a safra

Potencial do estado é para produção próxima das 3,5 milhões de toneladas e rentabilidade estimada ao produtor é de 30%

Até a última semana o Paraná já havia semeado 82% do 1,090 milhão de hectares da safra de trigo 2020 e este número deve aumentar bastante durante esta semana, já que as condições climáticas do estado estão bastante favoráveis para as atividades.

Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, até mesmo as regiões mais ao sul do estado já tem condições de avançar na semeadura e apenas localidades pontuais no norte pioneiro é que devem carregar problemas após passarem por momentos de seca.

A expectativa para este ano é uma produção de 3,5 milhões de toneladas de trigo no Paraná, cerca de 200 mil toneladas abaixo da capacidade total de moagem do estado.

Godinho destaca ainda que, mesmo com as cotações do trigo registrando queda nos últimos dias acompanhando as movimentações cambiais, a saca está valendo cerca de R$ 60,00, o que ainda garante uma rentabilidade de 30% aos produtores neste ano.

O que vai seguir no radar dos agricultores para o decorrer da safra são as geadas, que são de difícil previsibilidade a longo prazo e podem prejudicar as lavouras, que tiveram um arranque de plantio em boas condições.

Fonte: Notícias Agrícolas