fbpx

Posso servir capim picado como ração?

O capim é um elemento que tem fator decisivo na engorda do gado. É um complemento que, junto à ração e aos suplementos, compõe nutrientes que evitam a perda de peso e mantém o aumento de peso esperado.  Alguns produtores têm dúvidas sobre como servir o capim, principalmente quando será oferecido para bezerros. Será que é boa opção servir capim picado como ração? Vamos responder a dúvida nas próximas linhas.

Capim picado como ração?



Se o seu objetivo é aumentar o peso dos bovinos, apenas o capim picado não será suficiente. Ainda, uma boa forma de promover o crescimento saudável dos bezerros é promover a própria busca dos alimentos, ao pastarem sozinhos. Uma sugestão é deixar um espaço conhecido como creep-grazing para esses novos animais. O espaço pode ser coberto com capins, como grama coast-cross, milheto ou Mineirão ou Leucena.

Ainda, o capim oferecido precisa ter os nutrientes que, aliados ao aleitamento, promovem uma nutrição de acordo com a necessidade do organismo do bezerro. Promover um crescimento saudável está dentro dos preceitos do bem-estar animal. Hoje em dia, é mais que obrigação do produtor promover um tratamento adequado aos animais.

Alimentação alternativa

Há diversas opções que o produtor pode escolher para oferecer ao gado durante o aleitamento e a fase da desmama. Feno, soja e milho, estão entre as opções econômicas. viáveis. A desmama só acontece entre o oitavo e nono mês, por isso, já introduzir alimentos sólidos é importante para adaptar o rúmen e a digestão do bezerro.

Qualidade da pastagem

Sempre reforçamos a importância da qualidade da pastagem. Sabemos que o período da seca é muito crítico para o produtor rural. Se preparar para esse período é fundamental para ter um pasto em quantidade e qualidade suficientes para impactar seu negócio de forma negativa. Oferecer uma boa pastagem é garantida de sucesso e lucratividade. Por isso, nunca descuide de sua produção.


SEGURO AGRÍCOLA
Com a necessidade do produtor rural ter um seguro de lavoura sem burocracia, de fácil contratação e que protegesse seus altos investimentos contra intempéries climáticas, a SEGURAGRO inovou os serviços de atendimento e assessoria na contratação de seguro agrícola de lavouras para culturas de soja, milho, trigo, feijão, café, cana-de-açúcar e outras culturas.

SAIBA MAIS SOBRE SEGUROS AGRÍCOLAS

Fonte: Pecuária Inteligente