fbpx

Preparo do solo: importância da profundidade correta

Preparar bem o solo é de extrema importância para elevar a qualidade do seu plantio

Preparo do solo 

O preparo do solo é fundamental para a produtividade da cultura. O processo de preparo do solo visa solucionar alguns problemas como reduzir a compactação da terra provocada por máquinas e tratores, além de proporcionar maior potencial de desenvolvimento do sistema radicular.

O preparo do solo prevê a redução da erosão, a melhor absorção e conservação da água do solo e a redução dos impactos sobre ele. O preparo do solo é definido como um conjunto de atividades para estimular o desenvolvimento da cultura. A aração e gradagem por exemplo são duas técnicas realizadas no preparo do solo.
 

  • Aração do solo 

A aração do solo é uma técnica de inversão das camadas do solo para que aumente os níveis de oxidação da matéria orgânica. O preparo secundário do solo visa complementar a atividade de arado, utilizando implementos de gradagem.

  • Gradagem

Após a aração é feita a gradagem do solo. Na realização do revolvimento do solo e inversão das camadas da superfície do solo o arado tende a deixar o solo irregular. Com a gradagem os torrões deixados pela aração são rompidos para que o solo fique plano.

Com a introdução de novas técnicas e tecnologias na produção agrícola o sistema de plantio direto tem substituído o sistema convencional. Dessa forma, a preocupação do produtor é diminuir os impactos. O solo pode sofrer com a incorporação de restos, sendo eles restos culturais e orgânicos.

Dessa maneira, o preparo do solo deve ser bem feito visando facilitar a conservação de água e do solo, criando condições que estimulem o desenvolvimento as raízes das culturas das culturas e consequentemente, aumentar a produtividade.

Mecanização agrícola e compactação do solo

mecanizacao-agricola-e-preparo-do-solo

A mecanização agrícola, ou seja, o tráfego de máquinas agrícolas e tratores pode ocasionar a compactação do solo.

Um solo compactado impede o correto desenvolvimento radicular, diminui a infiltração da água, aumenta perda por lixiviação  e promove o aumento de enxurradas.

Os solos compactados tendem a ter menor capacidade de retenção de água, em períodos muito chuvosos aumenta o risco de enxurradas e em períodos de seca a cultura pode sofrer com a falta de água, isso pode ocasionar perdas de solo em diversas áreas agrícolas, menor absorção de nutrientes e tornar a cultura mais suscetível a doenças e nematóides. 

Para reduzir a compactação e facilitar o crescimento das raízes das plantas, deve-se utilizar a aplicação de corretivos e fertilizantes, a fim de aumentar a permeabilidade e a absorção de água.

Outro fator que pode contribuir e realizar o controle do tráfego de máquinas agrícolas. Como vamos ler a seguir.

Uso de piloto automático para garantir o tráfego controlado

uso-de-piloto-automatico-para-o-trafego-controlado

Como já vimos anteriormente, a compactação afeta o bom desenvolvimento da cultura. Isso pode ocorrer por diversos fatores internos e externos, por exemplo o tráfego constante de máquinas agrícolas no talhão.

Essa compactação pode ocorrer a profundidades variadas no solo, sendo necessário entrar com uma operação mecanizada no preparo de solo que destrua essa barreira no solo de acordo com a profundidade identificada.

Uso de piloto automático associado ao projeto de linhas diminui sensivelmente a compactação do solo no talhão de forma geral, pois você terá o tráfego controlado passando sempre pelo mesmo local.

Com o sistema de monitoramento GeoPro, o operador consegue visualizar em tempo real a profundidade de trabalho do implemento (hastes) dentro do solo, garantindo uma maior eficiência e qualidade na operação, principalmente para o plantio da cultura posteriormente.

Dessa forma podemos concluir que o sistema proporciona o aumento significativo da produtividade da cultura pois auxilia no monitoramento da profundidade no preparo do solo, possibilitando registrar as informações para auditoria da operação.

Importância da qualidade da subsolagem

qualidade-da-subsolagem

A subsolagem é um importante implemento que depende do tipo de solo e os problemas que serão necessários corrigir. Solos argilosos são mais suscetíveis à compactação.

Com a utilização de máquinas agrícolas para a aração e gradagem é possível minimizar o problema de compactação do solo na sua superfície. Porém deve-se atentar a profundidade, visto que a subsolagem consegue atingir profundidades superiores a 30 cm.  Podendo ser utilizados em condições favoráveis e evitar problemas do solo por erosão, por exemplo.

Dessa forma deve ser realizado o trabalho de subsolagem para o preparo do solo contribuindo para camadas mais compactas.

Auditoria na preparação do solo 
 

auditoria-da-preparacao-do-solo

Toda auditoria tem a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros propostos naquela atividade. No caso do preparo do solo usando o sistema GeoPro, o objetivo é termos os dados da operação em forma de planilha eletrônica e mapa temático, indicando se ocorreu ou não variação da profundidade de trabalho durante a execução da atividade.

É necessário que o produtor opte pelas melhores técnicas para a preparação do solo a fim de aumentar a produtividade da sua cultura.  

Fonte: Geo Agri