Qual é o “pulo do gato” para lucrar com pecuária de corte?

Existe uma fórmula para ganhar dinheiro com pecuária de corte com a configuração atual do mercado? O zootecnista e consultor Antônio Chaker, diretor do Inttegra, empresa de assessoria em métricas gerenciais, falou sobre o assunto no programa desta terça, 08. “Qual o pulo do gato para ter lucro na atividade pecuária? O foco central é produzir uma arroba que custe, no máximo, R$ 100. E como eu faço isso? Gastando R$ 10 a cada 100 g de ganho. Calibrando esta equação não tem erro, você vai ter lucro com a atividade pecuária”, resumiu.

Apesar de parecer simples, a tarefa não é fácil. O tema será explicado em detalhes no próximo dia 21/10, a partir das 19h30, em edição especial ao vivo do Giro do Boi, pelo Canal Rural, para o lançamento do Benchmarking da safra 2018/2019, um estudo realizado pelo próprio Inttegra. Desde a primeira edição, em 2012, o levantamento já analisou os dados de sete safras, com números coletados em quase 800 fazendas distribuídas em dois milhões de hectares e reunindo um rebanho de 2,5 milhões de cabeças.

Cada propriedade pode ter até 350 indicadores, que envolvem abates, clima, confinamento, mortalidade, produção e reprodução, finanças, perfil de desembolso e equipe. No último levantamento, safra 2017/18, foram analisados os dados de desempenho de 420 fazendas de 15 estados brasileiros, além de Bolívia e Paraguai, com um rebanho total de 1,7 mi de cabeças de gado e 66 mil hectares de agricultura integrados.