fbpx

Tendência do tempo para o Brasil

Ao longo desta semana, uma frente fria continua a afetar entre o Sul e Sudeste do Brasil. A chuva ocorre de forma moderada pelo sudeste e fraca por Santa Catarina e Paraná. A partir da sexta-feira (06), um novo sistema frontal se forma pelo Rio Grande do Sul, que se move para o oceano e causa apenas aumenta na nebulosidade nos demais estados do Sul.

Após esse sistema, uma nova área de instabilidade se forma no Sul do Brasil deixando o tempo fechado por varios dias. A partir de sexta, o tempo fica firme no Sudeste e Centro-Oeste, com chuvas leves ocorrendo pelo litoral do Nordeste e pancadas de chuva forte pelo Amazonas e Roraima.

Primavera – O mês de setembro é caracterizado, em grande parte do Brasil, o início do período úmido. Após meses de estiagem, comuns nas estações de outono e inverno, o padrão de chuva começa a mudar com o início da primavera que este ano ocorrerá em 23 de setembro.



A chuva que antes ficava mais concentrada sobre a região Sul começa a avançar sobre áreas do Sudeste e do Centro-Oeste e Norte, avançando até áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

No Paraná, a chuva começa a avançar e apresentar volumes expressivos, porém, não de forma abrangente. Pode-se esperar chuva acima da climatologia na metade sul paranaense, mas no extremo norte do estado, a chuva ainda não apresenta regularidade no mês de setembro. Com relação às temperaturas, não são esperadas ondas de calor intensas devido a persistência da chuva. 

No Centro-Oeste, o mês de setembro ainda é marcado por tempo mais seco em grande parte da região, e de modo geral, o início da primavera em si também mostra poucos episódios de chuva na região.

Fonte: Assessoria de Imprensa